domingo, 13 de novembro de 2011

Por Amor....



Você e eu não somos ninguém
Passa o tempo tempo passa
Quem sabe, daqui a cem
Você e eu, o tempo nos acha.

Conta-nos sua história
Através dos seus mui versos.
Escava suas memórias
E nos revela reversos...

Vai nos dizer que a menina,
Aquela do Horizonte,
Desde muito pequenina
Se escondia atrás dos montes.

Linda, linda, como o sol;
Tinha muitos pretendentes.
Mas escolheu o arrebol
Vermelho, forte, seu ente.

Emprestou seu coração
Para o deus, o mais que antigo,
E neste, pela paixão,
Protegeu-a dos 'nimigos!

Luta tensa foi travada,
Nem escrita por Homéro,
A mineira tão amada
Encantada foi por eros...

Tão esnobe no começo,
Sentiu pena do guerreiro.
Pensou: - " Amor não tem preço
Quando o fim é derradeiro!"

Em mãos tomou uma espada
E gladiou com muito gosto.
Mas a sina não diz nada
Quando ela quer oposto.

Iluminava-lhe o sol
Sobre uma chuva carmim...
Seu olhar como um farol
Sempre contemplava o fim...

O guerreiro percebeu
Que ela nunca lhe amaria.
Mas a si se concedeu
Que por ela morreria.

Assim, foi grande a batalha...
Defender uma mulher
Que acha,um deus, um canalha
E por ela enfraquecer...

Defendida, ela fugiu
E  humana se casou
O deus o fim atingiu
Ao saber o que era amor...


13/11/2011

Um comentário:

  1. Tenho pensado muito em você nos últimos dias. A contenda entre o antigo e o moderno me inspira, e devagar vai saindo uns versos, bem pensados e pesados (mas não bem contados...).
    Sabe o que estou lendo? Sem esperar tua resposta, vou logo respondendo: estou a ler um livro do Fernando Sabino, mineiro (moderno...?), que foi amigo de Clarice Lispector. O livro publica as cartas que ambos trocaram por décadas, nas quais comentam seus livros, contos, seus escritos. É muito delicioso esse livro. Chama-se Cartas Perto do Coração. É onde já estás, perto do meu coração. Ah, em tempo: você recebeu meus emails? Já lhe enviei dois, um que explica a estrutura das páginas (que vc me pediu, lembra?) e outro em que comento um poema seu ou um poema meu, não me lembro. Mas como não me respondeu nenhum dos dois, estou a pensar se os leu. Bjs!

    ResponderExcluir